II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa é marcado por sucesso e se consolida no calendário de eventos da Fronteira

Em um jantar de integração entre Brasil e Uruguai, realizado no Solar Dom Pedro, a Prefeitura Municipal de Sant’Ana do Livramento e a Intendencia Departamental de Rivera encerraram as atividades do II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa. Entre as autoridades presentes no jantar estiveram o Prefeito Municipal Glauber Lima; a Secretária Municipal de Turismo, Denise Toledo; o Director General da Intendencia de Rivera e, na oportunidade, representante do Intendente Marne Osório, Giovani Conti; Ministro de Turismo y Deporte do Uruguai, Benjamin Liberoff; Director de Turismo do Departamento de Rivera, Carlos Martorell; Coordenadora do II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa, Jussara Dutra.


Para a Secretária Municipal de Turismo, Denise Toledo, uma das organizadoras do evento, o sucesso da segunda edição do Festival se deve à intensa participação de muitas pessoas que acreditaram e se envolveram na iniciativa. Além do cunho social do Festival, com a realização de oficinas que levaram chefs às escolas e às comunidades, Denise destacou os benefícios do evento para a Fronteira, como a geração de renda através da comercialização de produtos locais na Feira da Agricultura Familiar; a aproximação desses produtores com os chefs e proprietários de restaurantes; a participação dos alunos do Curso Técnico em Cozinha, que foi uma demanda advinda do primeiro Festival e conquistada neste ano; além das aulas show, palestras e demais atividades que contaram com a expressiva participação da comunidade. “Iniciamos o Festival com o almoço de integração no Parque Internacional, iniciativa inédita até então e que venha a terceira edição, com ainda mais sucesso e divulgando as potencialidades de nossa gastronomia”, enfatizou Denise.

 Segundo o Prefeito Glauber Lima, em sua segunda edição, o Festival de Enogastronomia e Produtos do Pampa está se consolidando como um grande evento de divulgação da nossa produção no âmbito do Mercosul. “O Festival é movido pela vontade de potencializar e divulgar nossa culinária e os bons vinhos da Campanha. Obrigado a todos que se envolveram na organização, aos chefs que vieram de várias cidades do Brasil e Uruguai, além da coordenação coletiva, os quais garantem o sucesso deste evento que deve ultrapassar décadas demonstrando seu potencial”, exaltou.


A Coordenadora do II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa, Jussara Dutra, agradeceu a todos pela participação e “à Fronteira que me acolheu. Obrigada por tudo que aprendi e tenho aprendido dia a dia”. Este ano, participaram do Festival de Enogastronomia e Produtos do Pampa, chefs de Montevidéu, Punta del Este, Porto Alegre, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Sant’Ana do Livramento, Rivera. 


O II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa foi uma realização da Prefeitura Municipal de Sant’Ana do Livramento e da Intendencia de Rivera e teve como patrocinadores: Associação Comercial e Industrial de Livramento – ACIL; Eletrobras/Eletrosul; Sebrae; Irga; Estado do Rio Grande do Sul; Rede Versare; Hotel Jandaia; Associação e Sindicato Rural; Associação Brasileira de Hereford e Braford; Associação Comercial e Industrial de Rivera – ACIR; Rivera Casino & Resort; Viação Ouro e Prata; Carnes Certificadas Hereford e Angus. O apoio foi de Master Chef; Associação das Agroindústrias; Le Carroussel; Asprouva; Emater; Verde Plaza Hoteis, Comitê de Fronteira; Restaurante Pampa Grill; Galeteria Serrana; Costa Café & Bistrô; Instituto de Gastronomia do Uruguai; Jornal e TV A Plateia; Bocatto; A Bruxa, Amuleto; La Picaña; Instituto Nacional de Carnes do Uruguay; Galpón Parrillada; Palácio do Comércio; Green Palace Restaurante; Gaúcho Restaurante; Solar Dom Pedro; Bodegas Carrau; Yglu Via Park; El Borrego; Nova Aliança; Viñas del 636; Finca Babieca; Olivo Pampa; Almadén; Cordilheira de Santana; Vinhos da Campanha; Fazenda Palomas; Unipampa; Senac; Uergs; IFSul; Ministério de Turismo e Desporto do Uruguai.   


Foto: Jadir Pires
Texto: Ascom / Sant’Ana do Livramento