[Aula Show] Chef Ana Luiza Trajano


Nesta quarta-feira, 19 de agosto, iniciam as atividades do Fórum Enogastronômico. A primeira aula show será ministrada pela Chef Ana Trajano, às 18h, com o título "O papel do chef no ciclo gastronômico", no Espaço Festa do Rivera Casino & Resort, localizado na Calle Uruguay, n.1010.

As aulas show serão abertas ao público e gratuitas. Veja a programação do Fórum Enogastronômico no link.

Saiba mais sobre a chef Ana Trajano

A chef e pesquisadora Ana Luiza Trajano, idealizadora do projeto Saberes do Brasil, começou sua pesquisa gastronômica quando acompanhava os festejos populares em sua cidade, Franca-SP, e observava sua avó cearense, que lhe revelou os encantos e as possibilidades da gastronomia, da cultura e do folclore nordestinos.

Curiosa, tendo como base o curso de Administração de Empresas da FAAP, Ana Luiza iniciou, em 2003, um trabalho de pesquisa sobre a cultura e a gastronomia brasileiras. Rodando o país em busca de mais conhecimentos sobre as formas de preparo, ingredientes e a importância cultural de cada prato, foi acompanhada de um fotógrafo, um cinegrafista e uma ceramista para registrar todas as nuances da diversidade brasileira.

Nestes dez anos de estudo e dedicação Ana Luiza já fez imersões em mais de 50 cidades em 23 dos 26 Estados brasileiros, observando moradores e cozinheiros locais e sendo seduzida pelas especificidades de cada um dos seus novos mestres e pelas alegrias das festas regionais. A pesquisa deu origem ao livro de fotos e poesias “Brasil a Gosto”, a um projeto de documentários e ao restaurante Brasil a gosto, inaugurado em 2006. Nesse premiado restaurante a chef traz para o mundo de cores, aromas e sabores todo o seu conhecimento adquirido nas incursões culinárias pelo país.

Antes de iniciar suas viagens, em 2003, pelos rincões que encantaram Graciliano Ramos, Gonçalves Dias e Guimarães Rosa, a chef cursou Costigliole d' Asti na região italiana de Piemonte, frequentou o Italian Culinary Istitute for Foreign Professionals e, em Milão, o Instituto per la Promozione delle Cultura Alimentare, encerrando o período italiano com um estágio no restaurante Beccofino, em Florença.

Hoje, com uma carreira consolidada e um restaurante renomado internacionalmente, a chef colhe os frutos de suas pesquisas. Em 2013, assumiu a curadoria da pós graduação em gastronomia brasileira do SENAC, uma das mais respeitadas instituições de ensino do Brasil. O curso foi o primeiro no país a exaltar a cozinha brasileira e representou a consolidação da gastronomia brasileira como cultura nacional. No final do mesmo ano, lançou seu segundo livro, Cardápios do Brasil, que marca a trajetória dos oito anos do Brasil a gosto. A obra traz receitas, textos sobre as experiências de suas viagens, processos de produção da comida e um glossário fotográfico com 167 ingredientes.

No ano de 2014 a chef e pesquisadora também comandou o “Fominha”, projeto do canal GNT. Exibido em 12 episódios, o programa passou por todas as cidades que sediaram a Copa do Mundo no Brasil. Em busca dos melhores petiscos locais, Trajano investigou e prova o cardápio de bares, restaurantes e até de ambulantes que atraem torcedores para uma “boquinha” antes, durante ou depois das partidas. Neste ano, promove a produção de seu terceiro livro, um glossário com 500 ingredientes brasileiros exaltando a diversidade nacional e apresentando ingredientes de nosso dia a dia, pouco conhecidos à maioria dos brasileiros.

Fonte e foto: Saperian - Agência de Inteligência Gastronômica

[Curso] Boas Práticas na Manipulação de Alimentos

Durante a tarde da última sexta-feira (14), no Verde Plaza, em Santana do Livramento, Rosana Dutra Keiran palestrou sobre o tema "Boas práticas na manipulação de alimentos".

Professora no Senac de Santana do Livramento, Rosana falou de diversos tópicos que envolvem o tema boas práticas para um público atento que incluía alunos do Curso Binacional Técnico em Cozinha.

Foto: Jadir Pires