Calendário de Integração Cultural Brasil-Uruguai

O II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa está inserido no Calendário de Integração Cultural Brasil-Uruguai, que tem por objetivo integrar a região promovendo ações conjuntas. O calendário é mantido por um Comitê de Fronteira que reúne prefeitos, intendentes e alcaides do Brasil e do Uruguai.

Arte: cedida por Ricardo Almeida
Segundo Ricardo Almeida, um dos articuladores do calendário, a iniciativa teve início com 17 ações que contemplam aspectos simbólicos da fronteira, de geração de trabalho e renda e que insiram língua, educação, produção, gastronomia e demais elementos de cultura local.

“O envolvimento da comunidade é fundamental para o sucesso de cada um desses eventos. No caso específico do Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa, em Livramento, a sociedade comprou a ideia gerando um envolvimento maior das pessoas com as atividades. Como exemplo disso, os restaurantes mantiveram o circuito mesmo depois do Festival encerrado, as merendeiras seguiram buscando formas de aprimorar o aproveitamento dos alimentos”, afirma. Segundo ele, esta segunda edição deve fortalecer os laços criados no ano passado, gerando mais oportunidades, inovação e reflexão junto aos envolvidos.

O calendário inclui eventos nos municípios localizados ao longo da fronteira entre os dois países. Seu objetivo é promover a integração entre os dois países por meio da cultura. A gastronomia, como parte fundamental da cultura, está representada pelo Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa. Participam do Comitê de Fronteira os municípios brasileiros de Aceguá, Barra do Quaraí, Jaguarão, Santana do Livramento, Chuí, Quaraí, Santa Vitória do Palmar, Dom Pedrito, Herval e Pedras Altas. Do Uruguai os municípios de Artigas, Cerro Largo, Rivera, Tacuarembó, Treinta Y Tres, Lavalleja e Rocha.