[Palestra] Comida de verdade: Gastronomia e Saúde Pública

Na tarde desta segunda-feira (10), na Sala Cultural Professor Antônio Francisco Pereira localizada no centro de Sant'Ana do Livramento, ocorreu a palestra “Comida de verdade: Gastronomia e Saúde Pública” ministrada pela equipe do restaurante Amuleto dentro da programação do II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa.

Sarita Moraes uma das proprietárias do Restaurante Amuleto, iniciou a palestra falando sobre a importância da educação alimentar e sobre a responsabilidade no consumo de alimentos. "A alimentação é uma questão de responsabilidade com as gerações futuras", afirmou Sarita.  A conscientização sobre os erros do cotidiano, com respeito a alimentação, é um processo lento e que depende de cada indivíduo, segundo a palestrante. "É preciso abrirmos os olhos para as questões alimentares. Só depois de visualizarmos nossos erros é que podemos, então, buscar soluções e alternativas que se adaptem a nossa realidade particular de alimentação", comentou. 

Eduardo Teixeira, gastrônomo e chef do restaurante Amuleto, indicou aos presentes a leitura do Guia Alimentar para a População Brasileira, criado em 2014 pelo Ministério da Saúde. Eduardo comentou sobre a importância de saber que processos foram utilizados na produção dos alimentos que ingerimos. O uso de agrotóxicos nas lavouras, o processo de refinamento de açúcares e farinhas, o uso de sementes transgênicas - e a falta de rotulação que alerte a população sobre isso, também foram comentados pelos palestrantes. 


Encerrando sua fala, Eduardo mostrou PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) que encontrou em seu quintal e começou a cultivar. "Ora pro nobis, caruru, capuchinha, pimenta rosa, beldroega, mestruz, garupá, dente de leão e hibisco são bons exemplos de que o que chamamos de mato podem ser na verdade alimentos saborosos e nutritivos", comentou Eduardo.

Ao final da palestra os participantes fizeram uma dança de confraternização e agradecimento e, logo depois, degustaram sucos e sanduiches naturais produzidos pelo restaurante Amuleto. O restaurante é um dos participantes do Circuito de Pratos e Vinhos do Pampa desta edição.

Fotos: Bruna Antunes

[Jantar] CTG Presilha do Pago

Na noite de sábado (8) ocorreu um Jantar Campeiro, no  CTG Presilha do Pago, em Sant'Ana do Livramento, como parte da programação do II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa.

Os presentes puderam saborear comida típica e se encantar com apresentações de dança tradicionalista.