[Palestra] Comida de verdade: Gastronomia e Saúde Pública

Na tarde desta segunda-feira (10), na Sala Cultural Professor Antônio Francisco Pereira localizada no centro de Sant'Ana do Livramento, ocorreu a palestra “Comida de verdade: Gastronomia e Saúde Pública” ministrada pela equipe do restaurante Amuleto dentro da programação do II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa.

Sarita Moraes uma das proprietárias do Restaurante Amuleto, iniciou a palestra falando sobre a importância da educação alimentar e sobre a responsabilidade no consumo de alimentos. "A alimentação é uma questão de responsabilidade com as gerações futuras", afirmou Sarita.  A conscientização sobre os erros do cotidiano, com respeito a alimentação, é um processo lento e que depende de cada indivíduo, segundo a palestrante. "É preciso abrirmos os olhos para as questões alimentares. Só depois de visualizarmos nossos erros é que podemos, então, buscar soluções e alternativas que se adaptem a nossa realidade particular de alimentação", comentou. 

Eduardo Teixeira, gastrônomo e chef do restaurante Amuleto, indicou aos presentes a leitura do Guia Alimentar para a População Brasileira, criado em 2014 pelo Ministério da Saúde. Eduardo comentou sobre a importância de saber que processos foram utilizados na produção dos alimentos que ingerimos. O uso de agrotóxicos nas lavouras, o processo de refinamento de açúcares e farinhas, o uso de sementes transgênicas - e a falta de rotulação que alerte a população sobre isso, também foram comentados pelos palestrantes. 


Encerrando sua fala, Eduardo mostrou PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) que encontrou em seu quintal e começou a cultivar. "Ora pro nobis, caruru, capuchinha, pimenta rosa, beldroega, mestruz, garupá, dente de leão e hibisco são bons exemplos de que o que chamamos de mato podem ser na verdade alimentos saborosos e nutritivos", comentou Eduardo.

Ao final da palestra os participantes fizeram uma dança de confraternização e agradecimento e, logo depois, degustaram sucos e sanduiches naturais produzidos pelo restaurante Amuleto. O restaurante é um dos participantes do Circuito de Pratos e Vinhos do Pampa desta edição.

Fotos: Bruna Antunes