[Palestra] Gastronomia e Cultura Alimentar

Na sexta-feira (7), na sede do IFSul em Santana do Livramento, ocorreu a palestra “Gastronomia e Cultura Alimentar” ministrada pela coordenadora do II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa, Jussara Dutra. Estavam presentes alunos do Curso Técnico Binacional de Cozinha, proprietários de restaurantes e integrantes do convívio Slow Food Binacional.

A palestrante apresentou ao público a pesquisa realizada de 2011 a 2014, que ressalta a importância da catalogação de fazeres e saberes culinários tradicionais.  Também foi destacado o conceito de Cultura Alimentar. "Todo alimento que é transformado por uma comunidade, a partir de práticas alimentares construídas ao longo do tempo, faz parte da cultura alimentar deste povo", afirmou a palestrante.

O caráter elitista da gastronomia, a preocupação com o prato e o descaso com as outras questões implicadas, também foram assunto da palestra. "A gastronomia ao longo do tempo sempre assumiu uma conotação elitista. Os grandes cozinheiros de reis ou papas jamais fizeram justiça com os saberes das classes mais pobres: justamente a fonte de onde nasceram as grandes invenções gastronômicas. Dessa forma, a gastronomia acabou associada a essa insistente preocupação com o prato, deixando de lado as diversas questões que está implicada", relatou a coordenadora do festival.

Finalizando sua apresentação, Jussara Dutra citou uma frase célebre de Carlo Petrini, presidente do movimento Slow Food: "Gastronomia é a ciência que estuda a Cultura da Comida em todas as suas acepções".