[Palestra] Prof. Maria Cristina França fala sobre a guarda dos cadernos de receitas

Na tarde de terça-feira (4), na sede do IFSul de Santana do Livramento, a professora Maria Cristina França palestrou para o auditório lotado de um público ávido pelo assunto. A guarda dos cadernos de receitas e a transmissão dos fazeres e saberes tradicionais para as próximas gerações era o tema do evento.

A palestrante falou sobre como é difícil reproduzir receitas antigas com exatidão, ao passar dos anos, pelas mudanças nos produtos que as constituem. "Não vamos reproduzir jamais uma receita com a mais perfeita exatidão. É o mesmo que ocorre com a fotografia: podemos usar a mesma pose, no mesmo espaço, com mesmo enquadramento e não vai ser igual", afirmou.

A professora do IFSul fez referência ao filósofo Heráclito em sua célebre frase "Não cruzarás o mesmo rio duas vezes, porque outras são as águas que correm nele". Segundo a palestrante, mesmo com essa perda de exatidão ao executar receitas antigas o que vale é a memória afetiva que deriva das experiências de cada pessoa em seu convívio familiar.

[Chefs na Escola] Ação na EMEF Silveira Martins


Na manhã desta terça-feira (4), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Silveira Martins recebeu a ação Chefs na Escola, inserida na programação do II Festival de Enogastronomia e Produtos do Pampa. Cozinheiros de restaurantes da cidade, juntamente com alunos do Curso Técnico em Cozinha do IFSul, estiveram presentes. A ação tem apoio e organização da Secretaria Municipal de Educação de Santana do Livramento.

Os cozinheiros da escola receberam a equipe com o objetivo de promover a troca de experiências visando qualificar a alimentação escolar, debater a importância da Escola na educação do paladar das crianças e promover bons hábitos alimentares. Além disso, a ação também propõe o incentivo ao uso de produtos locais, bem como a criação de hortas escolares e a elaboração de cardápios a partir da cultura alimentar regional.

A atividade contou com a presença da chef Gilma Teixeira, do restaurante Amuleto, e do chef Paulo Henrique Castro, do restaurante Master Chef. As alunas do Curso Técnico em Cozinha do IFSUL, Ana Paula Ayala e Neida Carballo, também participaram da ação.

I Jornada Binacional de Agroecologia e II Seminário Regional sobre Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar

A I Jornada Binacional de Agroecologia e II Seminário Regional sobre Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar têm por objetivo criar um espaço de discussão sobre a agroecologia, o desenvolvimento rural e a agricultura familiar na região da fronteira Brasil-Uruguai.

O evento, que será realizado durante os dias 12, 13 e 14 de agosto na Sala Cultural Professor Antônio Francisco Pereira Alves, localizada na Rua Duque de Caxias, nº 1783, integra a programação do II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa. As inscrições são gratuitas, e podem ser realizadas até o dia 12, através do endereço: http://napampa2.wix.com/ijornadaagroecologia.

As vagas serão limitadas ao número de 250 participantes com inscrição online. O encerramento das inscrições ocorrerá quando o número de vagas disponíveis for atingido. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: napampa2@gmail.com

A atividade é uma realização do Polo da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul em Sant’Ana do Livramento; Núcleo de Agroecologia Pampa sem Fronteiras (Napampa); Diretórios Acadêmicos dos Cursos de Agronomia, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial; Prefeitura Municipal de Santana do Livramento e Intendência Departamental de Rivera.