[Palestra] Prof. Maria Cristina França fala sobre a guarda dos cadernos de receitas

Na tarde de terça-feira (4), na sede do IFSul de Santana do Livramento, a professora Maria Cristina França palestrou para o auditório lotado de um público ávido pelo assunto. A guarda dos cadernos de receitas e a transmissão dos fazeres e saberes tradicionais para as próximas gerações era o tema do evento.

A palestrante falou sobre como é difícil reproduzir receitas antigas com exatidão, ao passar dos anos, pelas mudanças nos produtos que as constituem. "Não vamos reproduzir jamais uma receita com a mais perfeita exatidão. É o mesmo que ocorre com a fotografia: podemos usar a mesma pose, no mesmo espaço, com mesmo enquadramento e não vai ser igual", afirmou.

A professora do IFSul fez referência ao filósofo Heráclito em sua célebre frase "Não cruzarás o mesmo rio duas vezes, porque outras são as águas que correm nele". Segundo a palestrante, mesmo com essa perda de exatidão ao executar receitas antigas o que vale é a memória afetiva que deriva das experiências de cada pessoa em seu convívio familiar.