Programação de quarta-feira (19)

Programação de quarta-feira, 19 de agosto, no II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa

I Seminário Binacional de Turismo Regional - ocorre durante a tarde de quarta-feira (19) e na manhã de quinta-feira (20), na UNIPAMPA (Rua Barão do Triunfo, 1048) em Santana do Livramento. As inscrições são gratuitas. Mais informações no link. 

A ação Chefs na Comunidade ocorre nesta quarta-feira (19), às 9h30 no Centro de Referência da Mulher, e às 14h no CRAS Armour, em Sant’Ana do Livramento, com a Chef Regina Tchelly, com coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Unipampa / Campus Livramento.

 I Encontro das Cadeias Produtivas Rurais - 14h30, no Hotel Jandaia (Rua Uruguai, 1452) em Santana do Livramento, com coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura. 

Fórum Enogastronômico - no Espaço Festa do Rivera Casino & Resort, localizado na Calle Uruguay, n.1010, em Rivera
18h - Aula Show com a Chef Ana Trajano (São Paulo, BR)
19h - Aula Show com a Chef Raphael Fisher (Punta del Este, UY)

Curso de Churrasco para Mulheres
Já com vagas esgotadas, o curso de Churrasco para mulheres ministrado por Clarice Chwartzmann ocorre na noite desta quarta-feira, em Santana do Livramento. Cerca de 30 mulheres terão a oportunidade de aprender a assar cortes de ovinos e bovinos. 

Circuito de Pratos e Vinhos do Pampa - Até o dia 22 é possível experimentar os 11 pratos exclusivos. Descrição e fotos dos pratos no link

[Chefs na Escola] Balanço final e encaminhamentos

Na noite de segunda-feira (17), a coordenação do II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa e da Alimentação Escolar do município de Santana do Livramento, integrantes do convívio Slow Food Binacional, chefs e proprietários de restaurantes da cidade, diretores de escolas e manipuladores de alimentos se reuniram para fazer um balanço final da ação Chefs na Escola.

Jussara Dutra, coordenadora do II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa, comentou sobre a importância da ação. "Esta é uma das atividades mais importantes do festival. Esta ação incluiu a Secretaria de Educação do município que recebeu os Chefs de braços abertos; IFSul e UTU, através de seus alunos do Curso Técnico em Cozinha, e Slow Food, através dos integrantes do convívio Binacional. Agradeço a colaboração de todos nesta ação tão necessária e importante", afirmou. "Esta foi a segunda edição da ação aqui, em Santana do Livramento. Foi a quarta ou quinta ação deste tipo no estado do Rio Grande do Sul. Em todas as localidades é alarmante a ausência da família na educação do paladar das crianças. A escola acaba preenchendo essa lacuna e os profissionais de gastronomia precisam estar preparados para qualificar essa alimentação escolar considerand cardapios como elemento cultural, formador de referências familiares, históricas e afetivas, de pertencimento a uma cidade, estado e país", concluiu a coordenadora.

Gladis Bertelli, administradora do Hotel Jandaia e do Restaurante Pampa Grill, agradeceu a parceria e exaltou a união dos restaurantes da cidade - resultado de ações como esta. Rodrigo Caggiani, chef do restaurante Yglu, relatou que as experiências nas escolas foram inesquecíveis. "Fui a duas escolas, uma rural e outra urbana. Foram experiências muito prazerosas indescritíveis. Cozinhamos e fizemos muito mais: andamos pelo pátio procurando pelas PANCs (Plantas alimentícias não convencionais), trocamos conhecimento com manipuladores. Com absoluta certeza eu aprendi muito mais do que ensinei nessas duas ações que tive a honra de participar", relatou o chef.

Eduardo Teixeira, chef no restaurante Amuleto, comentou sobre a atenção e o carinho que as crianças recebem nas escolas. "Eu saí de casa esperando encontrar uma realidade muito diferente da que encontrei. Encontrei escolas bem equipadas e crianças bem alimentadas - com comida boa, comida de verdade. A alimentação escolar é muito importante. Com essa ação levamos as crianças para a cozinha e para os pátios e hortas das escolas, falamos sobre plantas convencionais e não convencionais que são comestíveis e tem muito valor nutricional", afirmou o chef. Fabrizzio Conti, chef no restaurante Solar Dom Pedro, comentou sobre a importância da educação do paladar das crianças. "Estamos todos mal alimentados, em todas as classes sociais. É necessária uma maior preocupação com o lixo, o conhecimento sobre como fazer compostagem e tudo isso pode começar em casa. Ações como essa mostram que as crianças aprendem rápido e replicam comportamentos corretos", comentou o chef.
Áurea Caçapietra Zorzella, diretora da escola Arco Íris de Educação Infantil, comentou que a alimentação infantil é um trabalho que envolve muita responsabilidade. "Muitas das crianças que frequentam a escola só tem a alimentação da escola. A realidade vivida por essas crianças requer muita responsabilidade e dedicação de todos os envolvidos para que esse alimento chegue até elas", afirmou a diretora. Alunos do IFSul/UTU, no Curso Técnico em Cozinha, agradeceram a oportunidade de participar da ação. "Encontramos produtos bons, cozinhas equipadas, merendeiras com muita experiência e histórias para contar, foi uma experiência única", relatou uma das alunas.

Ângela Silva da Costa, coordenadora da alimentação escolar do município de Santana do Livramento, comentou sobre as mudanças ocorridas nas escolas municipais nos últimos meses. "Quando começamos esse trabalho percebemos que as escolas tinham tudo mas não tinham coordenação. Ir pra dentro das escolas e pedir a colaboração do chef Paulo Castro foi fundamental para trabalhar as possibilidades dentro do contexto de cada escola. Conhecemos as pessoas, os lugares, o cotidiano e, assim, cada manipulador teve sua voz escutada, valorizada e reconhecida", afirmou a coordenadora.

Encerrando a celebração de encerramento da atividade foi anunciada a próxima ação Chefs na Escola: de 12 a 18 de outubro de 2015. Esta semana celebra o dia 16 de outubro - dia mundial da alimentação. Os mesmos parceiros: Secretaria da educação de Santana do Livramento, IFSul/UTU, Slow Food Binacional e restaurantes da cidade irão se unir novamente para que mais escolas da rede municipal de ensino sejam contempladas com a ação.

[Chefs na Comunidade] Regina Tchelly no bairro Prado

O projeto Chefs na Comunidade acontece pela primeira vez este ano, levando chefs às comunidades urbanas e rurais. A programação de Santana do Livramento tem organização da Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social de Santana do Livramento, em parceria com a Unipampa. 

Nesta terça-feira (18) pela tarde, Regina Tchelly visitou a Escola Hector Acosta - localizada no bairro Prado, onde foi recebida por um grupo de mulheres e crianças interessadas em aprender mais sobre o aproveitamento integral de alimentos. O grupo, que acompanhou a aula/oficina, era composto por pessoas atendidas pelo Centro  de Referência e Assistência Social do bairro Prado. 


Em sua aula, Regina ensinou a fazer uma pizza com batata doce ralada e um suco verde com couve e limão. "É preciso que a gente deixe nossos olhos e os ouvidos atentos e que a criatividade esteja sempre presente para que possamos aprender novas formas de aproveitar os alimentos de forma integral", afirmou Regina.

Regina Tchelly segue na agenda das ações Chefs na Comunidade. Amanhã, a partir das 9h30, ela estará dando uma palestra no centro de Referência da Mulher, em Santana do Livramento. Pela tarde é a vez do CRAS Armour receber a ação. Na quinta-feira o Centro de Referência Especializado de Assistência Social recebe a Chef paraibana. Na sexta-feira, a ação retorna aos CRAS Armour e Prado.

 A atividade marcada para a segunda-feira (19), na Vila Pampeiro, foi cancelada devido ao mau tempo. 

Fechamento da I Jornada Binacional de Agroecologia e II Seminário Regional sobre Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar



Agroecologia, agricultura familiar e desenvolvimento rural na região de fronteira Brasil e Uruguai foram os assuntos mais debatidos nos eventos que ocorreram de 12 a 14 de agosto, em Santana do Livramento. A I Jornada Binacional de Agroecologia e o II Seminário Regional sobre Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar estavam inseridos dentro da programação do II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa.

Segundo o professor Marcio Zamboni, da Uergs, as transformações produtivas dentro do contexto do Bioma Pampa foram largamente debatidas e explanadas durante esses 3 dias de evento. "As discussões envolveram preocupações com as transformações produtivas no Bioma Pampa, alertando para a supressão dos campos naturais, a perda da biodiversidade e os riscos dos agrotóxicos. Além disso, também foram discutidos temas sobre estratégias sustentáveis de produção, abastecimento e consumo de alimentos, dialogo de saberes visando a valorização conhecimentos e práticas tradicionais locais, a produção do conhecimento agroecológico e políticas públicas para a agricultura familiar", relatou.

Segundo ele, novos olhares foram despertados sobre a história, a economia, a cultura e a ecologia desta fronteira. "O evento foi um espaço problematizador da realidade que permitiu despertar novos olhares para o reconhecimento e a valorização dos ativos históricos, sociais, econômicos, culturais e ecológicos da região de Fronteira entre Brasil e Uruguai, de maneira que as pessoas e as comunidades potencializem suas habilidades, conhecimentos e experiências para ofertar produtos e serviços que sejam reconhecidos como diferenciados. Portanto, os enfoques abordados nas palestras, diálogos e oficinas temáticas chamaram a atenção dos participantes para o fato de que a construção de estratégias de desenvolvimento deve criar as condições para o fortalecimento da identidade local, a melhoria da qualidade de vida das pessoas, a inclusão sociocultural, o estímulo as redes de economia solidária, aliados à preservação e conservação dos recursos naturais", relatou.



[Palestra] Cozinhando com amor e sem desperdício



Ocorreu na tarde de segunda-feira (17), a palestra "Cozinhando com Amor e sem Desperdício", ministrada por Regina Tchelly, da Favela Orgânica (RJ). A palestra reuniu um público de cerca de 80 pessoas, atentas aos ensinamentos de Regina, no salão paroquial da Igreja Santa Teresinha, em Santana do Livramento, como parte da programação do II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa.

Regina Tchelly nasceu em Serraria, interior da Paraíba. Mudou-se para o Rio de Janeiro com 20 anos, buscando uma oportunidade de trabalho. “Logo que cheguei no Rio de Janeiro fui trabalhar como empregada doméstica e via nas feiras livres e na minha própria comunidade a grande quantidade de alimentos sendo desperdiçados. E lá na Paraíba a cultura é aproveitar o máximo que a gente puder do alimento.”, conta Regina Tchelly,que sempre amou cozinhar.

A secretária de turismo do município, Denise Toledo, e a coordenadora do II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa, Jussara Dutra, fizeram uma breve introdução a palestra. No início do evento, Tchelly fez uma dinânica com os presentes que envolvia os conceitos de carinho, respeito e amor próprio. Logo depois, relatou brevemente sua trajetória, dando destaque para as questões de aproveitamento integral e como essa mudança de paradigma transformou muitas vidas nos últimos anos.

"O que a gende produz, hoje em dia no Brasil, acaba sendo mais desperdiçado do que consumido. Precisamos rever essa cultura de jogar fora os alimentos sem questionar o que ainda pode ser feito com eles", afirmou Regina. Durante a palestra, Regina ensinou uma variação da receita do brigadeir "Eu tinha, inicialmente uma receita de brigadeiro que aproveitava cascas de banana. Mas essa receita não era ainda a ideal porque levava leite condensado e outras coisas que não fazem bem a saúde. Então, eu resolvi ir tirando ingredientes e acrescentando outros até chegar nessa receita que só leva cacau em pó, água e casca de banana", relatou.

Tchelly falou da importância de diminuir o consumo de alimentos que levam muitas embalagens, pelo seu impacto no meio ambiente. A palestrante finalizou seu relato com 5 variações de receitas que levam banana. "É fácil e divertido aproveitar integralmente os alimentos. A banana bem madura pode servir para adoçar as receitas sem o uso do açúcar: é saudável e saboroso", relatou.

Fotos: Bruna Antunes