Mais de 500 pessoas se reúnem no Parque Internacional para o 1° Almoço Slow Food Binacional



Ocorreu neste sábado (18) o 1° Almoço Slow Food Binacional que celebrou o lançamento do II Festival Binacional de Enogastronomia, com mesas montadas sobre a linha imaginária que une Brasil e Uruguai no Parque Internacional, integrando moradores de Santana do Livramento e Rivera.

Mais de 500 pessoas presenciaram este momento único de integração. Autoridades, visitantes, professores, estudantes e jornalistas brasileiros e uruguaios participaram do evento que reafirmou a integração entre Brasil e Uruguai. Discursaram autoridades das duas cidades, Santana do Livramento e Rivera, a coordenadora do Festival, Jussara Dutra e um dos integrantes do convívio Slow Food Binacional, Fabrizzio Conti.


Ao fazer uso da palavra, a Coordenadora do Festival Binacional de Enogastronomia, Jussara Dutra, destacou a Fronteira como o local ideal para desenvolver um projeto em que a comida é o fator de integração cultural. "Agradeço a todos que desde o ano passado acreditaram na ideia do Festival e que fazem parte dessa iniciativa de integração entre Brasil e Uruguai e promoção da gastronomia local", completou.


O representante do grupo Slow Food Binacional, Fabrizzio Conti salientou sua satisfação em realizar o primeiro Almoço Slow Food Binacional do mundo e convidou a todos para participar da programação do II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa.

A Secretária Municipal de Turismo, Denise Toledo, parabenizou a todos pela realização do almoço. "Esta tarde será inesquecível para todos nós porque mostra a maravilhosa integração que temos aqui em Livramento e Rivera. A presença desse grande número de pessoas já demonstra o sucesso que será o Festival graças à participação e envolvimento de todos", frisou Denise.
O Intendente de Rivera, Marne Osório destacou a importância da integração entre Livramento e Rivera para promover o crescimento da Fronteira da Paz. "Para nós, o crescimento de nossa Fronteira só é possível se trabalharmos juntos. Este é um evento que dialoga com esse pensamento e hoje estamos escrevendo mais um capítulo memorável na história de nossa Fronteira. Temos tudo para ser um destino turístico de excelência, inclusive do turismo gastronômico, como demonstra essa extraordinária festa", afirmou.


Carlo Petrini, fundador e presidente do Slow Food, externou sua felicidade pela realização deste evento. "A mesa de almoço está fantástica e é símbolo dessa integração entre Brasil e Uruguai, da amizade, paz e sabedoria existente entre os povos. Me encanta que essa união se realize em uma Fronteira. Bendito será o momento onde qualquer fronteira se relacione dessa maneira, somente com amor e consciência de que somos irmãos", concluiu.

Fotos: Alan Gonçalves / Flash Food
Texto: Assessoria de Imprensa do Festival em colaboração com a ASCOM/Prefeitura de Santana do Livramento