[Passeio] Ferradura dos Vinhedos

Na manhã deste sábado (15), um grupo de mais de 20 pessoas fez o Passeio Turístico na Ferradura dos Vinhedos. O trajeto incluiu um café da manhã típico na Invernada Campeira Passo do Guedes, com direito a demonstração de encilha e laço, visitas orientadas nas vinícolas Almadén e Cordilheira de Santana, e almoço no CTG Presilha do Pago. O grupo foi guiado por Vera Reis que contou sobre a história e a geografia da região onde ocorre o passeio.

Estava presente no grupo o Secretario de Cultura do município de Santana do Livramento, José Newton Canabarro, que comentou sobre o passeio. "O santanense e o riverense precisam redescobrir sua terra. Foi a primeira vez que eu fiz esse roteiro e fiquei fascinado. Eu já conhecia as vinicolas mas, junto com as pessoas, fazendo esse roteiro, tomando esse café inicial e fechando com o almoço no CTG, é um passeio que deve ser feito por todos. Foi uma grande sacada criar esse roteiro que tem dado muito certo e vai dar mais certo ainda, vislumbrando um grande futuro turístico aqui pra cidade", afirmou.

Sobre o Festival Binacional de Enogastronomia, o secretário comentou da necessidade de valorizar a produção local. "A nossa região oferece produtos e receitas que incorporam conhecimentos de todos os povos que formam o povo de Livramento e Rivera, criando essa gama de sabores", comentou.

Sobre a programação desta edição do festival, o secretário afirmou estar prestigiando o evento. "Fiquei fascinado com as palestras. Assisti a palestra da Jussara Dutra e acho o trabalho dela fascinante. Anos de experiência são trazidos para cá pelos chefs e cozinheiros, uma programação que envolve também escolas e comunidades, é fantástico para as duas cidades. Não há palavras para agradecer a Jussara e sua equipe, junto com a Secretária de Turismo, Denise Toledo, fizeram um grande trabalho aqui na cidade junto aos nossos empresarios. Vida longa ao festival!", concluiu.

Rui Rodrigues, tradicionalista do CTG Presilha do Pago, recebeu os visitantes para um almoço típico e comentou sobre a criação do Projeto Turístico Ferradura dos Vinhedos. "Nossa parceria entre Unipampa e CTG Presilha do Pago tem dado muito certo no projeto Ferradura dos Vinhedos. Há uma grande expectativa sobre a aceitação deste produto turístico tão importante para a região. Já registramos 1200 pessoas, de maio até agora, que realizaram esse roteiro. Este trabalho vem se firmando cada vez mais - já temos agendamentos até o mês de outubro. Acreditamos e desejamos que siga por muito tempo e que ganhe a afeição dos santanenses e turistas", afirmou.

Comentou também sobre a importância e necessidade de um evento como o II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa, criando uma cultura de valorização do local. "Nossa gastronomia de fronteira sempre existiu, mas nunca foi vista como produto turístico. O festival dá essa visibilidade tão merecida. O CTG Presilha do Pago participa da programação do Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa desde a sua primeira edição e dessa forma acreditamos estar contribuindo para a continuidade do projeto. Nosso desejo é que o festival traga muitos frutos para Santana do Livramento. Não apenas financeiros mas também culturais e turísticos, valorizando o que é nosso", concluiu.

Interessados em agendar o passeio da Ferradura dos Vinhedos devem ligar para (55) 32425614.

Fotos: Bruna Antunes