[Palestra] Cozinhando com Amor e sem Desperdício

Nesta segunda-feira (17), às 17h, Regina Tchelly da Favela Orgânica (RJ) vai palestrar com o tema "Cozinhando com Amor e sem Desperdício". A palestra ocorre no Salão Paroquial da Igreja Santa Teresinha (Rua Duque de Caxias, 548) em Santana do Livramento e faz parte da programação do II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa. A entrada é gratuita.

Saiba mais sobre Regina Tchelly

Regina Tchelly nasceu em Serraria, interior da Paraíba. Mudou-se para o Rio de Janeiro  com 20 anos, buscando uma oportunidade de trabalho.  “Logo que cheguei no Rio de Janeiro fui trabalhar como empregada doméstica e via nas feiras livres e na minha própria comunidade a grande quantidade de alimentos sendo desperdiçados. E lá na Paraíba a cultura é aproveitar o máximo que a gente puder do alimento.”, conta ReginaTchelly,que sempre amou cozinhar.

Ela pegava alimentos que seriam descartados -  que os feirantes já deixavam separados para ela - e improvisava receitas como arroz colorido de talos e cascas, pão de mel de casca de banana e quiche de talo de brócolis. Autodidata, a paraibana que cresceu assistindo seus pais e vizinhos aproveitando os alimentos na cozinha, passou anos cozinhando a ideia de fazer algo a mais com esse dom de transformar alimentos. “Um dia quis tirar esse projeto dos meus sonhos e concretizá-lo, juntei algumas mães da comunidade, fizemos uma vaquinha de R$140 e realizei a minha primeira oficina. E não parei mais!”, relembra Regina Tchelly.

Segundo Regina Tchelly, a grande importância do projeto é poder transformar o olhar e mostrar novos sabores às pessoas, fazendo uma boa ação para a natureza, para o bolso, para a saúde e para o mundo. “A cozinha é o ambiente da troca e hoje em dia acho que estamos perdendo isso. Nas oficinas a gente reata a vontade de cozinhar junto, aproximando as pessoas. É um clima ótimo, de muita gargalhada. A cozinha do Favela Orgânica é mágica: podemos estar estressados, mas quando começa uma oficina, nosso dia muda. É uma sensação indescritível ver o sorriso das pessoas redescobrindo os alimentos que elas costumam jogar no lixo. Minha missão é dar vida ao alimento que as pessoas geralmente ignoram, fazendo releituras de receitas e introduzindo esses elementos no nosso dia a dia”, afirma Tchelly.

Saiba mais sobre o Projeto Favela Orgânica

O Favela Orgânica é um projeto que nasceu no dia 24 de setembro de 2011, com apenas R$140,00 na comunidade da Babilônia e Chapéu Mangueira, na zona sul do Rio de Janeiro. Com o objetivo de ensinar moradores da região a aproveitar os alimentos em sua totalidade, o Favela Orgânica já levou suas oficinas para muitos estados do Brasil. Já foram percorridos, desde 2011: Pernambuco, Paraíba, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Sua missão é modificar a relação do ser humano com os alimentos, conscientizando as pessoas sobre cada etapa do ciclo da alimentação. Desde o planejamento das compras até o preparo e o descarte do alimento. Criando hábitos e práticas alimentares responsáveis em relação ao meio ambiente e saudáveis para famílias e comunidades.

Ao participar das oficinas o público amplia sua visão, valorizando cascas, talos e sementes, que geralmente são descartados, como ingredientes e fontes de nutrientes, enriquecendo sua cultura alimentar. O Favela Orgânica também promove uma mudança na cultura de consumo e desperdício: compra-se menos e gera-se mais comida com o paroveitamento integral. Além disso, a comida descartada passa a ser vista como matéria prima para a produção de adubo e não mais como lixo.