[Palestra] Empreendedorismo na área de alimentação fora do lar

A palestra "Empreendedorismo na área de alimentação fora do lar" ocorreu na tarde de quinta-feira (13), no Verde Plaza, em Santana do Livramento. Miguel Ribeiro, o palestrante, é coach e consultor organizacional há mais de 20 anos. Ao longo desse período, já atuou junto de mais de 1.500 empresas. Há 17 anos atua como consultor do Sebrae/RS.


Empreendedores da área da alimentação e demais interessados pelo assunto presenciaram uma apresentação que tratava das oportunidades e das dificuldades de trabalhar no ramo da alimentação. De uma forma interativa o palestrante mostrou estatísticas fundamentando conceitos de empreendedorismo. "Não existe milagre. Gestão é fundamental para o sucesso de qualquer negócio", afirmou.

Estratégias, processos, a importância da liderança, a valorização da clientela, o aprendizado que envolve delegar tarefas de forma apropriada e o conhecimento na área que se deseja empreender foram assuntos tratados pelo palestrante que citou o caso do restaurante Via Imperatore, localizado no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. O envolvimento do proprietário com a criação de uma associação comercial do bairro fez, segundo o palestrante, toda a diferença no sucesso do negócio.

[Palestra] Histórias, memórias e identidade de grupos sociais do Pampa

Seguiram hoje as atividades da I Jornada Binacional de Agroecologia e II Seminário Regional sobre Desenvolvimento Rural, dentro da programação do II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa, na Sala cultural professor Antônio Francisco Pereira Alves (Rua dos Andradas, 682) em Santana do Livramento. 

Com entrada gratuita, o evento registrou grande público e participação ativa de alunos da UERGS. Durante a tarde houve a palestra "Histórias, memórias e identidade de grupos sociais do Pampa", com relatos de pecuaristas, quilombolas, assentados da reforma agrária e agricultores familiares convidados.

Antonio Iduíno, morador da comunidade Quilombola Ibicuí da Armada, deu seu relato sobre as dificuldades enfrentadas para manter a produtividade no campo. "Somos uma comunidade muito carente e que faz o seu melhor com o pouco que tem. Acho uma ótima iniciativa a de reunir interessados nesses assuntos em um evento como esse por despertar nos jovens esse interesse no campo. É necessário que os jovens retornem ao campo, depois de estudar, com conhecimento técnico para aplicar e qualificar o nosso campo", afirmou.

Fotos: Bruna Antunes

Jantar Dançante de Integração - "Linha Imaginária"

A partir de hoje os ingressos para o Jantar de Integração Brasil/Uruguay, que encerra a programação do II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa na noite de 22 de agosto, se encontram a venda nos seguintes pontos, em Sant'Ana do Livramento: 
  • Restaurante A Bruxa - Rua Brg. David Canabarro, 800
  • Restaurante Amuleto - Av. João Belchior Goulart, 995
  • Galeteria Serrana - R. Rivadávia Correa, 743
  • Palácio do Comércio - Lg. Dr. Hugolino Andrade, 128 - 1° andar
  • Galeria Grafittae - R. dos Andradas, 582
O Jantar Dançante de Integração intitulado "Linha Imaginária" ocorre no Solar Dom Pedro (R. José Fernandez Mendez, 161, Bairro Armour), a partir das 20h30, do dia 22 de agosto. Cada ingresso custa R$40 (com bebidas alcoólicas não inclusas).

Abertura da I Jornada Binacional de Agroecologia e o II Seminário Regional sobre Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar

Iniciou na noite de quarta-feira (12) a I Jornada Binacional de Agroecologia e o II Seminário Regional sobre Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar.

Autoridades de Santana do Livramento e Rivera falaram sobre a realidade dos assuntos do evento em seus respectivos países. O público lotou a sala Sala Cultural Antônio Francisco Pereira Alves para acompanhar as atividades da noite.
Silvia Carambula, secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Santana do Livramento falou da importância da agroindustria para a economia da região. "Somos uma cidade com uma grande riqueza produtiva, vinda de pequenos produtores. É preciso dar visibilidade a essa produção, agregando valor e integrando com as rotinas produtivas. O Bioma Pampa e a cultura da nossa região são riquíssimos. É chegada a hora de nos orgulharmos do que é daqui", afirmou a secretária.

O Prof. Marcio Zamboni, Uergs, fez a mediação das palestras iniciais, que tiveram por tema "Avanços e Desafios da agroecologia no Brasil", ministrada por Leonardo Melgarejo (ABA) e "Avanços e Desafios da agroecologia no Uruguai", ministrada por Ines Gazzano (UDELAR).

Fotos: Bruna Antunes