Café da manhã para imprensa e entidades organizadoras

Na manhã de terça-feira (14), no Solar Dom Pedro, em Santana do Livramento, ocorreu um café da manhã para representantes das entidades organizadoras do II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa e para a imprensa. No evento foi apresentada a programação completa e também foram fornecidas informações sobre o ato de lançamento, que ocorre no dia 18 de julho - próximo sábado, com a presença de Carlo Petrini, presidente do movimento Slow Food.

A mesa foi composta por autoridades do Brasil e do Uruguai: Mário Santanna, secretário da educação de Santana do Livramento esteve representando o prefeito, Denise Toledo, secretária de turismo do município; Carlos Martorell, diretor de turismo de Rivera; Enrique Puentes, coordenador de desenvolvimento e turismo da intendência; Jussara Dutra, coordenadora do II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa; Sylvia Campos e Fabrizzio Conti representando o convívio Slow Food Binacional.

Carlos Martorell, diretor de turismo de Rivera, falou sobre a importância do festival para a valorização dos produtores locais. “É um festival peculiar por falar de uma cultura de alimentação envolvendo os produtores locais. É mais do que um festival de gastronomia tradicional, por se tratar de uma corrente que potencializa os cuidados sociais”, afirmou.
Foto: Bruna Antunes


Jussara Dutra, coordenadora do II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa, falou do crescimento desta edição. “O alimento é capaz de integrar comunidades: esse é o resultado que podemos conferir da primeira edição do festival. Na edição deste ano teremos mais participantes e uma maior autonomia das entidades envolvidas”, afirmou.

Fabrizzio Conti, representante do convívio Slow Food Binacional, falou sobre o evento de lançamento, que ocorre no próximo sábado (18). “No almoço de lançamento do festival iremos trazer o melhor que temos a oferecer aos presentes. Se trata de um momento único e importante pela presença de Carlo Petrini, presidente do movimento internacional Slow Food, o sociólogo e gastrônomo italiano, e também por celebrar nossas receitas, nossa comida e nossos produtos da região”, afirmou.

A secretária de turismo, Denise Toledo, comentou do trabalho que será realizado com as comunidades. “Vamos ter uma semana com um trabalho muito bonito com as comunidades com a presença da chef Regina Tchelly, da favela Orgânica do Rio de Janeiro, onde ela vai ensinar sobre o aproveitamento integral de alimentos”, afirmou.