Seguiram hoje as atividades da I Jornada Binacional de Agroecologia e II Seminário Regional sobre Desenvolvimento Rural, dentro da programação do II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa, na Sala cultural professor Antônio Francisco Pereira Alves (Rua dos Andradas, 682) em Santana do Livramento.
Com entrada gratuita, o evento registrou grande público e participação ativa de alunos da UERGS. Durante a tarde houve a palestra "Histórias, memórias e identidade de grupos sociais do Pampa", com relatos de pecuaristas, quilombolas, assentados da reforma agrária e agricultores familiares convidados.
Antonio Iduíno, morador da comunidade Quilombola Ibicuí da Armada, deu seu relato sobre as dificuldades enfrentadas para manter a produtividade no campo. "Somos uma comunidade muito carente e que faz o seu melhor com o pouco que tem. Acho uma ótima iniciativa a de reunir interessados nesses assuntos em um evento como esse por despertar nos jovens esse interesse no campo. É necessário que os jovens retornem ao campo, depois de estudar, com conhecimento técnico para aplicar e qualificar o nosso campo", afirmou.
Fotos: Bruna Antunes