[Palestra] Cozinhando com amor e sem desperdício



Ocorreu na tarde de segunda-feira (17), a palestra "Cozinhando com Amor e sem Desperdício", ministrada por Regina Tchelly, da Favela Orgânica (RJ). A palestra reuniu um público de cerca de 80 pessoas, atentas aos ensinamentos de Regina, no salão paroquial da Igreja Santa Teresinha, em Santana do Livramento, como parte da programação do II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa.

Regina Tchelly nasceu em Serraria, interior da Paraíba. Mudou-se para o Rio de Janeiro com 20 anos, buscando uma oportunidade de trabalho. “Logo que cheguei no Rio de Janeiro fui trabalhar como empregada doméstica e via nas feiras livres e na minha própria comunidade a grande quantidade de alimentos sendo desperdiçados. E lá na Paraíba a cultura é aproveitar o máximo que a gente puder do alimento.”, conta Regina Tchelly,que sempre amou cozinhar.

A secretária de turismo do município, Denise Toledo, e a coordenadora do II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa, Jussara Dutra, fizeram uma breve introdução a palestra. No início do evento, Tchelly fez uma dinânica com os presentes que envolvia os conceitos de carinho, respeito e amor próprio. Logo depois, relatou brevemente sua trajetória, dando destaque para as questões de aproveitamento integral e como essa mudança de paradigma transformou muitas vidas nos últimos anos.

"O que a gende produz, hoje em dia no Brasil, acaba sendo mais desperdiçado do que consumido. Precisamos rever essa cultura de jogar fora os alimentos sem questionar o que ainda pode ser feito com eles", afirmou Regina. Durante a palestra, Regina ensinou uma variação da receita do brigadeir "Eu tinha, inicialmente uma receita de brigadeiro que aproveitava cascas de banana. Mas essa receita não era ainda a ideal porque levava leite condensado e outras coisas que não fazem bem a saúde. Então, eu resolvi ir tirando ingredientes e acrescentando outros até chegar nessa receita que só leva cacau em pó, água e casca de banana", relatou.

Tchelly falou da importância de diminuir o consumo de alimentos que levam muitas embalagens, pelo seu impacto no meio ambiente. A palestrante finalizou seu relato com 5 variações de receitas que levam banana. "É fácil e divertido aproveitar integralmente os alimentos. A banana bem madura pode servir para adoçar as receitas sem o uso do açúcar: é saudável e saboroso", relatou.

Fotos: Bruna Antunes