[Chefs na Escola] Balanço final e encaminhamentos

Na noite de segunda-feira (17), a coordenação do II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa e da Alimentação Escolar do município de Santana do Livramento, integrantes do convívio Slow Food Binacional, chefs e proprietários de restaurantes da cidade, diretores de escolas e manipuladores de alimentos se reuniram para fazer um balanço final da ação Chefs na Escola.

Jussara Dutra, coordenadora do II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa, comentou sobre a importância da ação. "Esta é uma das atividades mais importantes do festival. Esta ação incluiu a Secretaria de Educação do município que recebeu os Chefs de braços abertos; IFSul e UTU, através de seus alunos do Curso Técnico em Cozinha, e Slow Food, através dos integrantes do convívio Binacional. Agradeço a colaboração de todos nesta ação tão necessária e importante", afirmou. "Esta foi a segunda edição da ação aqui, em Santana do Livramento. Foi a quarta ou quinta ação deste tipo no estado do Rio Grande do Sul. Em todas as localidades é alarmante a ausência da família na educação do paladar das crianças. A escola acaba preenchendo essa lacuna e os profissionais de gastronomia precisam estar preparados para qualificar essa alimentação escolar considerand cardapios como elemento cultural, formador de referências familiares, históricas e afetivas, de pertencimento a uma cidade, estado e país", concluiu a coordenadora.

Gladis Bertelli, administradora do Hotel Jandaia e do Restaurante Pampa Grill, agradeceu a parceria e exaltou a união dos restaurantes da cidade - resultado de ações como esta. Rodrigo Caggiani, chef do restaurante Yglu, relatou que as experiências nas escolas foram inesquecíveis. "Fui a duas escolas, uma rural e outra urbana. Foram experiências muito prazerosas indescritíveis. Cozinhamos e fizemos muito mais: andamos pelo pátio procurando pelas PANCs (Plantas alimentícias não convencionais), trocamos conhecimento com manipuladores. Com absoluta certeza eu aprendi muito mais do que ensinei nessas duas ações que tive a honra de participar", relatou o chef.

Eduardo Teixeira, chef no restaurante Amuleto, comentou sobre a atenção e o carinho que as crianças recebem nas escolas. "Eu saí de casa esperando encontrar uma realidade muito diferente da que encontrei. Encontrei escolas bem equipadas e crianças bem alimentadas - com comida boa, comida de verdade. A alimentação escolar é muito importante. Com essa ação levamos as crianças para a cozinha e para os pátios e hortas das escolas, falamos sobre plantas convencionais e não convencionais que são comestíveis e tem muito valor nutricional", afirmou o chef. Fabrizzio Conti, chef no restaurante Solar Dom Pedro, comentou sobre a importância da educação do paladar das crianças. "Estamos todos mal alimentados, em todas as classes sociais. É necessária uma maior preocupação com o lixo, o conhecimento sobre como fazer compostagem e tudo isso pode começar em casa. Ações como essa mostram que as crianças aprendem rápido e replicam comportamentos corretos", comentou o chef.
Áurea Caçapietra Zorzella, diretora da escola Arco Íris de Educação Infantil, comentou que a alimentação infantil é um trabalho que envolve muita responsabilidade. "Muitas das crianças que frequentam a escola só tem a alimentação da escola. A realidade vivida por essas crianças requer muita responsabilidade e dedicação de todos os envolvidos para que esse alimento chegue até elas", afirmou a diretora. Alunos do IFSul/UTU, no Curso Técnico em Cozinha, agradeceram a oportunidade de participar da ação. "Encontramos produtos bons, cozinhas equipadas, merendeiras com muita experiência e histórias para contar, foi uma experiência única", relatou uma das alunas.

Ângela Silva da Costa, coordenadora da alimentação escolar do município de Santana do Livramento, comentou sobre as mudanças ocorridas nas escolas municipais nos últimos meses. "Quando começamos esse trabalho percebemos que as escolas tinham tudo mas não tinham coordenação. Ir pra dentro das escolas e pedir a colaboração do chef Paulo Castro foi fundamental para trabalhar as possibilidades dentro do contexto de cada escola. Conhecemos as pessoas, os lugares, o cotidiano e, assim, cada manipulador teve sua voz escutada, valorizada e reconhecida", afirmou a coordenadora.

Encerrando a celebração de encerramento da atividade foi anunciada a próxima ação Chefs na Escola: de 12 a 18 de outubro de 2015. Esta semana celebra o dia 16 de outubro - dia mundial da alimentação. Os mesmos parceiros: Secretaria da educação de Santana do Livramento, IFSul/UTU, Slow Food Binacional e restaurantes da cidade irão se unir novamente para que mais escolas da rede municipal de ensino sejam contempladas com a ação.