I Encontro das Cadeias Produtivas Rurais

Ocorreu na tarde desta quarta-feira (19), no Hotel Jandaia (Rua Uruguai, 1452) em Santana do Livramento, o I Encontro das Cadeias Produtivas Rurais com coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura e colaboração do EMATER. 

Os presentes formaram 4 grupos conforme a cadeia produtiva a qual atuam, com a proposta de elencar fortalezas, dificuldades e necessidades de cada setor produtivo, para levar ao grande grupo ao fim da tarde. 


Silvia Carambula, Secretária da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Santana do Livramento, comentou sobre a importância da ação. "Nós estamos hoje reunidos com as cadeias produtivas, mais ou menos umas 10 cadeias estavam representadas neste evento, e a ideia era justamente trabalhar dentro dessas cadeias e entre elas de forma que cada um enxergasse as dificuldades de sua cadeia e também das outras. Isto porque tem muitas dificuldades que são de todos. Em um evento como esse é possível que os produtores se conheçam e que se levante essas demandas - colocadas em uma carta que será entregue ao gestor municipal e também a nivel de estado a competência apropriada", afirmou. 

Leonardo Alonso Guimarães, agrônomo da Emater, comentou sobre a dinâmica usada para que o debate fosse construído dentro de cada um dos grupos de cadeias. "Esse encontro foi uma primeira tentativa de aproximar pessoas que tem uma atividade agrícola ou rural semelhante. E a ideia era juntar esse pessoal para que eles se reconhecessem como um grupo com interesses em comum de potencialidades e necessidades. E a outra ideia é que as cadeias pudessem discutir, em pequenos grupos, 3 questões: fortalezas, debilidades e necessidades. Essa atividade foi proposta pela  Secretaria Municipal de Agricultura e a EMATER entrou junto na parceria. A  Secretaria Municipal de Agricultura se dispôs a, a partir das necessidades apontadas, tentar mediar essas demandas, proporcionando uma democratização para que as cadeias possam", relatou.