Rodada de aproximação de Produtores Locais e Empresas da área de alimentação e bebidas

Na tarde de terça-feira (18), na sede do SEBRAE de Santana do Livramento, ocorreu a I Rodada de aproximação de Produtores Locais e Empresas da área de alimentação e bebidasO evento teve coordenação da Secretaria Municipal da Agricultura, EMATER/RS, Uergs e SEBRAE Livramento. 


Estavam presentes mais de 50 pessoas, sendo que algumas representando restaurantes da cidade. A rodada teve como principal objetivo a aproximação dos produtores rurais da cidade, que podem fornecer matéria prima, com restaurantes da cidade, que necessitam desses produtos para seus cardápios. 

"O encurtamento de cadeia produtiva, que resulta de ações como esta, traz diversos benefícios não apenas para os restaurantes - por economizar com o transporte dos mantimentos de seus estabelecimentos. O encurtamento de cadeia também beneficia quem se alimenta desses produtos que são mais novos e frescos e, por isso, mais nutritivos além de beneficiar o meio ambiente pela diminuição da poluição decorrente da redução da queima de combustíveis fósseis", afirmou Jussara Dutra, coordenadora do II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa. 

“Acho que foi ótimo, muito proveitoso o encontro pois teve um número significativo de produtores, agroindústrias e proprietários de restaurantes. Os proprietários de restaurantes identificaram os produtos oriundos dos produtores, os quais também formularam uma lista de produtos nas suas determinadas épocas e os restaurantes ao mesmo tempo, farão uma lista dos produtos que precisam. Então, haverá essa possibilidade dos produtores também identificarem os produtos que serão mais vendidos na região para os produtores poderem se adequar à produção e aos restaurantes. Esse trabalho já vem sendo desenvolvido pela Emater, apoiando os produtores locais", afirmou Silvia Carambula, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do município de Santana do Livramento.

Fotos: Jadir Pires