I Jornada Binacional de Agroecologia e II Seminário Regional sobre Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar

Os dois eventos ocorrem de 12 a 14 de agosto, na Sala Cultural Antônio Francisco Pereira Alves, em Santana do Livramento, fazendo parte da programação do II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa.

O cadastramento começa no dia 12 de agosto, a partir das 15h. A abertura oficial está marcada para as 19h, seguida de duas palestras: "Avanços e Desafios da agroecologia no Brasil", às 19h30, será ministrada pelo Dr. Leonardo Melgarejo (ABA). "Avanços e Desafios da agroecologia no Uruguai", às 20h30, será ministrada pela Dra. Ines Gazzano (UDELAR). Ambas as palestras terão mediação do Dr. Marcio Zamboni (Uergs).

No dia 13 de agosto ocorrem diversas atividades. A palestra "Agroecologia no Bioma Pampa", ministrada por Marcos Melgarejo (EMBRAPA Pecuária Sul), inicia as atividades às 8h30. Na sequência "Experiências de agroecologia na América Latina" será ministrada por Iran Carlos Lovis Trentin (SOCLA, Universidad de Antioquia). Uma mesa redonda ocorre às 11h, com Marcio Flavio Silva Borba, Iran Carlos Lovis Trentin e Anor Aluizio Menine Guedes.

Durante a tarde "Histórias, memórias e identidade de grupos sociais do Pampa" trará pecuaristas familiares, quilombolas, assentados da reforma agrária e agricultores familiares para apresentar suas experiências. Uma mesa redonda com os mesmos palestrantes ocorre as 17h, com mediação da Dra Cassiane da Costa (Uergs).

A última palestra do dia 13 é "Diálogo e discussão sobre a agroecologia em Santana do Livramento e Rivera", com Paulo Cesar Bosa (COPTEC), Leonardo Alonso Guimarâes (EMATER), Anor Aluizio Menine Guedes (Uergs), Marco Antonio Luncks de Almeida (NAPAMPA Uergs), Rosi Lima (COPERFORTE), Silvia carambula (SMAPA), Aler Donadio (Intendencia Departamental de Rivera) e com mediação da Profa. Simone Terra (Uergs).

Já no dia 14 de agosto, a partir das 8h30 ocorre a palestra "Território e Transição Agroecológica: contexto e interfaces", com o Dr. José Adolfo Irian Sturza (UFMT). Em paralelo ocorre a comercialização de produtos de agricultores familiares e de economia solidária. "Construção do conhecimento agroecológico" é o tema da palestra das 10h, com a Dra. Patrícia Braga Lovatto (UFPel). A programação segue com uma mesa redonda, com a presença de Patrícia Braga Lovatto (UFPel) e José Adolfo Irian Sturza (UFMT) com mediação do Prof. Claudio Becker (Uergs).

A programação da tarde do dia 14 de agosto terá oficinas de permacultura (Fabio Forjarini, EMATER), agricultura biodinâmica e cromatografia do solo (Lucas Pilon, UFSM), pastoreio racional (Fabio Shilick, EMATER), extratos de plantas bioativas (Patricia Braga Lovatto, UFPel), manejo e conservação de sementes crioulas (Adílio Inhaia, Bionatur) e edafofauna y acotoxicologia en agroecossistemas (Marco Antônio Benamú, UDELAR). Em paralelo também ocorre troca de sementes crioulas, com agricultores familiares. A partir das 19h ocorre a aula inaugural do Curso de Especialização em Desenvolvimento Territorial e Agroecologia, seguida do encerramento do evento.


Mais informações no site: http://napampa2.wix.com/ijornadaagroecologia