[Palestras] de Hector Lucero

Nesta quarta-feira (12), no auditório do Hotel Jandaia em Santana do Livramento, Hector Lucero palestrou para um grupo atento de profissionais do ramo da alimentação, dentro da programação do II Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa.

Durante a manhã, proprietários de restaurantes e hotéis escutaram atentos a palestra que tinha por tema "Vem aí um horizonte sem garçons no serviço. Descubram as razões e respostas". Segundo o palestrante, essa tendência teve início na Europa, em épocas de crise e, que, se aplica hoje em dia em pizzarias na Argentina, além de outros tipos de estabelecimento em diversas localidades. "Para se aplicar um serviço sem garçons é necessário que os clientes estejam dispostos e cientes de que é uma maneira de baixar custos. Muitas vezes temos pessoas interessadas em adquirir um produto e que não conseguem pagar a estrutura e a proposta vinculadas a este produto", afirmou.

Para Hector, é necessário um profundo conhecimento sobre o produto oferecido - já que a marca precisa manter a consistência, observando a necessidade de sua clientela. O palestrante também falou sobre a importância da criatividade na produção de eventos. "Quando vendemos um evento estamos também oferecendo um filme, ou seja, é necessário um compromisso de despertar a memória dos presentes", afirmou. A importância da profissionalização dos funcionários, do trabalho em equipe e a diferenciação entre um serviço personalizado e massificado também foram tópicos da palestra.


Durante a tarde, profissionais de cozinha e atendimento em restaurantes puderam acompanhar o “Curso de Atualização em Serviço de Salão”. Hector começou sua palestra falando sobre a necessidade de observar ferramentas que agreguem valor ao estilo de serviço oferecido. "É importante que sejam dominadas as ferramentas de conhecimento apropriadas ao estilo de serviço que se deseja oferecer em um estabelecimento", afirmou.

Segundo o palestrante, os clientes atualmente valorizam a experiência, sendo que dois elementos são fundamentais para isso. "Iluminação e ambientação sonora/música são elementos fundamentais na valorização da experiência do cliente", afirmou.

Fotos: Bruna Antunes